Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de escalada esportiva indoor de Brixen foi construído próximo ao centro histórico, todavia - comparado às outras infraestruturas esportivas existentes – seu projeto traz grande ousadia estética e artística. Natureza e paisagem foram transportadas para dentro do edifício através de uma fachada transparente ao mesmo tempo em que o interior também permanece visível do lado de fora. A fachada de multi-camadas cria um efeito similar ao tecido moiré, sempre gerando novas impressões para o observador em movimento, aos usuários do lado de dentro e também o pedestre no exterior em uma relação dinâmica ao ginásio de escaladas. No planejamento do Hall de Escaladas, aspectos ecológicos e sustentabilidade foram essenciais.
Com detalhado e sofisticado planejamento climático, o conceito de fachada em multi-camadas faz com que ventilação e armazenamento de calor sejam feitos através de zonas intermediárias da composição da fachada, criando também massas de armazenamento no prédio.
Com o uso da energia solar, o envoltório da fachada muda de acordo com as estações, com a ventilação natural e com a exaustão. Resfriadores de ar mecânicos não são necessários e isso resulta em economias tanto para a construção como para os custos operacionais. O Hall de Escalada é orientado para o sul em frente à nova praça da cidade, e do lado norte está voltado para o parque municipal. Tem conexão com um recém-construído estacionamento subterrâneo e acesso para garantido para portadores de necessidades especiais, garantindo também o uso para fins terapêuticos.
O projeto do centro é aberto e livre, proporcionando vistas exteriores para o parque e para a praça e no interior para as torres de escalada. Os conceitos técnicos de escalada fazem do centro um lugar adequado tanto para escaladores esportivos como para os recreativos, para treinos e competições.